soluções criativas no quarto infantil do Daniel

Logo que engravidei do Daniel, pensei em como seria o quarto dele, buscando soluções criativas de quarto infantil porém, que este não ficasse vinculado à fase bebê, para evitar reforma posterior.

Pensando assim, e como uma curiosa Designer de Interiores, fui atrás de deixar o quarto flexível e totalmente adaptável até a adolescência ou até posteriormente se necessário, virar um quarto de hóspedes, caso o Leão, logo cedo, resolvesse largar a juba da mãe para morar sozinho…

Bommm… descartando esta última hipótese ehehe… vou contar a vocês algumas soluções criativas deste quarto infantil.

 

Vamos à PRIMEIRAQUARTO INFANTIL COM BICAMA/ BERÇO:

Bicama/ berço??? Simmm… bicama com berço!

Mas o que é isto Elaine? Calma, eu explico…

Este móvel tem uma cama normal de solteiro e uma cama com rodinhas embaixo dela, possibilitando o repouso de duas pessoas, o Daniel e um hóspede, como uma bicama convencional!

Já em cima, projetei um cercado de berço com colchão adequado para roupa de cama de bebê, somente encaixado nas estruturas da cama.

E ainda criando na lateral após o término do comprimento do berço, uma poltrona com almofadas que ainda pôde servir como poltrona de amamentação!

Como este berço é solto, assim que o Daniel crescer um pouco mais (pequeno detalhe: ele nunca dormiu no berço, somente comigo em cama compartilhada, rs), é só eu retirar este cercado superior, que logo a bicama ficará livre e pronta para ser usada.

Então pensando na próxima etapa longe do berço, o Leão poderá dormir na parte inferior da bicama, muito próximo ao chão, evitando queda e se aproximando de uma cama estilo montessoriana.

E assim, dando autonomia à criança para entrar e sair da cama sem precisar da ajuda de um adulto.

Claro, por última etapa de crescimento, Daniel poderá dormir na cama propriamente dita e ainda manter uma cama de hóspede embaixo, à disposição de um amigo/ amiga (namorada… hummm… vou pensar rsrs) ou um dos irmãos…

 

Vamos à SEGUNDA – PORTAS DE CORRER COM VIDRO/MADEIRA E AMORTECEDOR:

Primeiro que as portas de correr, além de serem charmosas e práticas, ainda economizam espaço em quartos menores.

A solução de misturar madeira e vidro, como a altura do quarto é grande, traz leveza ao armário, deixando o quarto mais moderno e sem a sensação daquele armário super alto.

Mas o principal destas portas é o sistema de amortecimento!

O que ocorre é que ao fechar as portas do armário, mesmo que batamos com muita força, abrindo ou fechando as 2 portas, elas simplesmente NÃO BATEM!!!

Este sistema proporciona amortecimento suave na abertura e no fechamento das portas, minimizando assim o choque com as laterais do móvel e ainda evitando acidentes com os dedinhos do meu pequenino Leão!

Show…

Detalhe: olhem na foto, a pontinha da bicama aberta!

 

Segue a TERCEIRA – BANCADA DE ESTUDOS E TV/ TROCADOR:

Bancada de Estudos e TV/ Trocador de fralda de Bebê??? Sim…

Enquanto ele era bebê e precisava de apoio para a troca de fraldas ou trocar de roupa após o banho (o banheiro dele fica ao lado), esta bancada ficou sem a TV e em cima dela, apoiado um colchonete trocador com a estampa do papel de parede de Safari.

Agora que o bebê está quase desfraldando com seus 2 anos e 2 meses e não usa mais o trocador, a bancada voltou a ser espaço de estudo e TV.

E ainda, a parte debaixo da bancada, como ele ainda não usa para encaixe de uma cadeira de estudo, utilizo para armazenagem de brinquedos em cestos de madeira!

Na parte de cima da TV, nichos para guardar os livros até a universidade, ehehe!

Mas enquanto estamos bem longe desta época, guardamos brinquedos, jogos e objetos de decoração!

 

Segue a QUARTA – PRATELEIRA DE TETO:

Esta prateleira foi feita em madeira com hastes em corda para fixação no teto.

O objetivo: otimizar espaços e criar uma prateleira divertida no centro do quarto, abraçando a luminária!

Claro, que neste momento que o tema do quarto é Safari, os macacos e seus amigos bichos fazem a festa.

E quando o tema do quarto mudar, os enfeites da prateleira também se adequarão!

 

Segue a QUINTA e última – CORES NEUTRAS E PAPEL DE PAREDE:

Esta última dica se refere à escolha das cores neutras e do Papel de Parede com o motivo de Safari.

Bom, creio que para termos um quarto flexível e com poucas mudanças ao longo do crescimento dos filhos, sem necessitar de grandes reformas, devemos pender para a neutralidade das cores paredes e dos móveis, em relação à acabamentos.

Optei por cores tons de bege, marrom e branco, tons leves e aconchegantes, que combinam bem com o piso quente de assoalho de madeira Cumaru.

Então, os móveis foram confeccionados com este tons, preservando o projeto e ao mesmo tempo permitindo que QUALQUER tema ou estampa, combine com todo o quarto.

Logo, após a escolha do tema Safari para o quartinho do Leão, o papel de parede foi escolhido com as estampas e colorido particulares do próprio tema.

Hoje, Daniel já está começando a expressar sua opinião e gosto próprio e tenho notado uma grande paixão pelos Super Heróis.

Creio que nosso próximo tema de papel de parede, seja regado de cinzas, preto, vermelhos e azuis, tão do Capitão América, Homem de Ferro, Super Homem, Batman e outros…

E daí fica fácil, é só remover o papel existente e colocar o novo papel escolhido, que com pouco investimento, transformará o quarto do Leão, de um calmo Safari, para uma agitada farra entre os Super Heróis… simples assim!

Mas estas soluções criativas servem como referência para outros quartos, lembrando que cada espaço e cada criança tem suas próprias necessidades.

É importante saber que os espaços precisam ser projetados ou adequados à idade, ao ambiente e ao investimento financeiro, mas sobretudo respeitando a opinião e gosto pessoal dos pequenos leões.

Afinal… quem habitará o refúgio mágico dos pimpolhos, são eles mesmos!!! Boa sorte…

 

Assessoria: http://www.elainealberico.com.br

Fotos: https://www.henry.fot.br/

Bom, espero ter lhe dado alguns caminhos na decoração do quarto infantil de seu filho, mas se gostou da matéria, leia também:

quarto de menina: 5 simples passos para você decorar o quarto de sua princesa

 

Comentários

Comentários

4 Replies to “soluções criativas no quarto infantil do Daniel”

    1. Que bom que curtiu as dicas, querida! Bom saber que o quarto do seu leãozinho também está com tons neutros e que poderá facilmente mudar de tema… creio que para o Dinotrem, não é? Hehehe… bjooo

  1. Eu AMEI o quarto do Daniel!!
    Como você é criativa, Elaine, parabéns!!
    Fiquei doida com esta cama/berço/poltrona, nunca tinha visto e ela é sensacional.
    Tbe adorei a prateleira suspensa.
    Aqui sei que sempre encontro ótimas dicas e novidades
    Parabéns pelo lindo e útil blog e vida longa a ele, que venham muitos e muitos anos por aqui
    Bjks mil

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *