Você sabe como cuidar da dentição infantil desde o nascimento?

foto-blog-2

Tinha muitas dúvidas em relação ao nascimento e limpeza dos dentes do meu bebê.

E mesmo sabendo de algumas coisas sobre dentição infantil, ao conversar com minha irmã que é dentista, aprendi tantas outras e quero compartilhar com vocês. Vamos lá:

Blog a mãe leoa: Quando começar a higienização bucal da criança?

Dra. Simone Alberico: A partir do 2.mês de vida deve-se higienizar a gengiva do bebê após cada amamentação, com uma fralda limpa e úmida com água filtrada na temperatura ambiente.

Blog a mãe leoa: Quando devemos levar a criança na sua primeira consulta dentária?

Dra. Simone Alberico: A partir de 1 ano de idade os pais devem procurar o profissional de sua confiança, ou o dentista que já atende a família ou um odontopediatra.

Blog a mãe leoa: Os dentes do bebê começam a “nascer”, ok! Mas quando começar a escovar estes dentes? Qual a freqüência da escovação e como?

Dra. Simone Alberico: A partir do “nascimento” do primeiro, devem-se escovar os dentes do bebê após cada refeição, com dedeiras de borracha específicas e ¼ de uma ervilha ou ½ ervilha de creme dental SEM flúor, conforme a quantidade de dentinhos. Pasta com flúor só é recomendado a partir dos 5 anos.

Blog a mãe leoa: Mas normalmente o bebê gosta de morder a escova e dificulta a escovação. O que fazer?

Dra. Simone Alberico: O ideal é utilizar a dedeira de borracha e complementar a escovação com a escova de dente infantil, aí então o bebê vai acostumando com o processo. As escovas que possuem um anel protetor no cabo, ajudam a impedir que o bebê enfie a escova na garganta, pois ele limita através do anel, a entrada da escova na boca da criança. Escovas sempre com cerdas macias e cabeça pequena.

Blog a mãe leoa: Quando deixar a criança começar a escovar os dentes sozinha?

Dra. Simone Alberico: A partir dos 2 anos de idade pode-se deixar a criança treinar a escovação sozinha, sendo monitorada pelos pais e não ultrapassando 2 minutos. É importante que os pais façam os mesmos movimentos simultaneamente para a criança se espelhar. Pode-se criar um evento neste momento, como colocar a música preferida da criança e aproximar a família.

Blog a mãe leoa: Alguma dica para minimizar a dor do nascimento dos dentes?

Dra. Simone Alberico: Fralda limpa com gelo triturado para o bebê morder por 2 minutos no momento da dor e o mordedor de borracha. Se persistir o desconforto, consultar o dentista ou pediatra da criança para medicação específica.

Blog a mãe leoa: É importante escovar a língua da criança, como e por quê?

Dra. Simone Alberico: Sim, sempre que for escovar os dentes em qualquer idade, o uso do limpador de língua com água é recomendado, normalmente a partir dos 4 e 5 anos de idade. É importante porque na língua se alojam bactérias que migram para os dentes, principalmente no período noturno.

Blog a mãe leoa: Qual o maior vilão do aparecimento das cáries no dente de leite?

Dra. Simone Alberico: A mamadeira noturna sem a escovação posterior. Se esta mamadeira contiver açúcar, fica pior ainda a situação. A ingestão de açúcar e carboidratos em excesso sem a devida escovação, também são fatores de risco para o surgimento de cáries.

Blog a mãe leoa: Qual o ritmo de nascimento dos dentes na criança?

Dra. Simone Alberico: Normalmente em torno dos 6 e 7 meses e até os 4 anos a boquinha da criança estará completa.

Blog a mãe leoa: Chupeta é prejudicial? Vai, diz que não, por favor rs!

Dra. Simone Alberico: Nos primeiros meses de vida até os 2 anos, a chupeta ortodôntica ajuda no desenvolvimento e crescimento da boca. Após, torna-se prejudicial porque pode causar problemas ortopédicos, como exemplo, mordida aberta.

Blog a mãe leoa: Ufaaa, mais 6 meses de alívio com a ‘petinha’… santa chupeta!!!

Assessoria: Dra. Simone Alberico (Cirurgiã dentista e especialista em Ortopedia Funcional dos Maxilares e Ortodontia) CRO: 50211 telefone: 011 99445-3937

Espero ter contribuído com os papais e mamães a dar uma melhor qualidade de saúde bucal aos seus filhos e entender mais sobre dentição infantil!

Ahhh… até porque eles amam doces rs… então, que tal dar uma passada pelo poema:

o pirulito

Comentários

Comentários

2 Replies to “Você sabe como cuidar da dentição infantil desde o nascimento?”

    1. Oi querida Leila, pode ser somente falta de estímulo. Na escolinha, provavelmente as professoras criam o evento de “escovar os dentes” e outras crianças devem fazer a atividade juntinhas com o Lucas. De repente em casa, ele se sente desestimulado a “brincar” de escovar os dentes. Aqui em casa, tem escovinha de dente de bichinho, creme dental com gosto bom e sempre crio um buralhinho enquanto o bebê escova os dentes e ele adora esperar por isto. Pense em algo que possa entreter o Luquinhas e torne esta hora bem prazerosa, tenho certeza que ele vai curtir bastante e a mamãe vai agradecer. Depois conte tudinho aqui para nós!!! bjoooo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *